17.3.05

Insight

Vocês já reparam que o ser humano é um bicho totalmente egocêntrico e egoísta?

As crianças acham que o mundo gira ao redor delas e querem sempre que os seus desejos sejam atendidos, da mesma forma que acontecia quando eram bebês e choravam. A mãe, normalmente, as pegava em seu colo e as amamentava, trocava, ninava ou algo do gênero.

A medida que esse ser cresce, ele precisa começar a se acostumar ao fato de que os seus desejos e vontades não irão ser satisfeitos na hora que querem, ou talvez, não possam sequer ser atendidos.

Os problemas, decepções, frustrações e tristezas vão aparecendo e a experiência é que os ensina como lidar com tais situações.

Muitas vezes, surge aquele pensamento: Só eu sei o que eu estou sofrendo!

A pessoa não consegue entender que o mundo continua girando normalmente só porque a sua dor existe e a impede de continuar seguindo com a sua rotina e quando percebe isso, fica desolada.

Foi num desses dias que eu sentei e sem querer pensei: Nesse exato momento existem pessoas no mundo que estão nascendo, morrendo, dançando, dormindo, acordando, transando, amando, se separando, conhecendo seu futuro marido ou esposa, engravidando, brincando, cantando...

Isso acabou se tornando uma brincadeira na minha cabeça, eu ficava tentando adivinhar quantas pessoas estariam por aí nascendo, ou quantas estariam morrendo, sonhando, viajando...

Depois disso, toda vez que uma bomba caía na minha cabeça, eu lembrava da brincadeira, e pensava que muitas outras pessoas passavam pelo mesmo, milhares de vezes por dia, e se não passavam, pelo menos alguém já havia estado na mesma posição que eu e havia conseguido superá-la.

De alguma forma, isso me confortava e ficava mais fácil lidar com o que estava acontecendo.

Na próxima vez que você for surpreendido por uma situação dessas, faça como eu, tenha esperança e viaje um pouco, sem sair de casa.

Um comentário:

. disse...

Vc é uma fofa! Não tem mal tempo com vc, né? Bjssss