13.3.05

Encontro de Família

Hoje eu tive um domingo tipicamente brasileiro......ou judaico...ou os dois...?
Bom, eu sei que a cultura do nosso país e a judaica, valorizam muito a família e por isso, muitos de nós aos domingos ou qualquer outro dia, nos encontramos e nos reunimos com os nossos pais, irmãos, tios, tias, primos, amigos, namorados, namoradas...o time todo.

Acordei tarde, depois de um sábado relativamente calmo e fui com a minha família para a casa do meu tio, irmão do meio do meu pai.
Chegando lá, dei de cara com o meu priminho de 11 anos, que foi logo dizendo, ou melhor, berrando: Nossa prima, como você tá magrinha!

Imediatamente a família inteira se virou para mim e eu virei o foco de atenção. (É muito óbvio que em família, sempre rola uma fofoca, as notícias voam. Todos sabem quando você começa ou termina um namoro, como estão as coisas na faculdade, no trabalho, no psicólogo, no inglês, alemão, ballet, you name it...ou seja, a sua vida é destrinchada minuciosamente por todos.)

Pois é, passada a enxurrada de comentários, cumprimentei um a um e pude ver que além dos meus dois tios, irmãos do meu pai e as suas famílias, a minha tia, havia convidado o irmão dela, com a família dele.

E além de todos nós ali, haviam namoradas e namorados, ou seja, os famosos anexos (que eu não sei como conseguem continuar o namoro depois de ver todos nós juntos, tamanha a algazarra que fazemos e a altura das nossas vozes na hora de nos comunicarmos).

Como nos velhos tempos, as "crianças" (que estão hoje com os seus 20 e poucos) sentaram numa mesa e os adultos (sem aspas, uma vez que ainda são e sempre serão chamados assim...) em outra.

Os antigos papos do tipo: Eu quero brincar de esconde-esconde!Ou de gato-mia!!!!! Ahhhhh, 1 hora pra poder pular na piscina depois do almoço nãooooooo! - Foram substituídos por assuntos como faculdade, formatura, compromissos, trabalho, futuro...
Tivemos também o nosso momento de nostalgia, onde relembramos a nossa infância, que passamos juntos. Conseguimos recordar as nossas brincadeiras, domingos, jantares na casa da vovó, viagens...

Passado o churrasco, a sobremesa e o famoso cafezinho, a família foi se dispersando, mas não para ir embora não, a família Chusyd adora dar um Schlufen (não faço idéia se é assim que se escreve, mas a expressão em iidish quer dizer "dormir") depois do almoço.

Os sofás da casa da minha tia foram sendo ocupados e logo, muitos já estavam dando uma schlufada (maneira abrasileirada de dizer que eles estavam dando uma dormidinha).

Dessa vez, eu saboreei conscientemente cada momento desse nosso encontro de família típico, mas não tão frequente como antigamente, pelo simples fato de eu saber que demorará um tempinho para eu voltar a frequentar esses pequenos, rápidos e maravilhosos encontros.

Eu fiquei ali, olhando cada pessoa, cada sorriso, cada passo. Serão essas boas lembranças que eu vou levar comigo, aonde quer que eu vá e serão elas que me confortarão nos momentos difíceis que eu talvez venha a enfrentar.

Agora eu pergunto, qual foi a última vez que você reuniu a sua família?

4 comentários:

Dono do Bar disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Dono do Bar disse...

Minha família irá acabar quando o último dos 8 componentes morrer. Não sei de família mais desunida do que a minha, internamente e com relação aos outros parentes. Invejo seu domingo. Queria ter algo assim. Mas é tarde. Não falo com meu pai faz 5 meses (moramos juntos). Meus irmãos moram longe. Algo deu errado. Queria saber o motivo. Será o fato de não sermos judeus?

Dono do Bar disse...

Espero que vc não tenha ficado aterroriziada com o teor do meu blog.

. disse...

Pazinha: Gostei do seu findi! Que linda! Quanto ao almoço, happy, me diz quando e o que é melhor pra vc. Bjs.