22.4.05

Chag Sameach!

Ola queridos, tudo bem? Eu quero desejar a todos a great Passover!!!! Chag Sameach! Esse ano nao estarei em Sao Paulo para passar essa data com a familia, nao vou estar em casa junto com a mamae, o papai e a Pami, alem dos amigos e familia...ai,ai...
Vou passar o Pessach com a minha familia aqui do Canada. Na primeira noite, vou para a casa do Sam e da Tovah (meus primos) e na segunda, vamos todos jantar juntos num restaurante judaico aqui de Montreal.
Para quem nao sabe, a Pascoa Judaica, e a comemoracao da libertacao dos hebreus, que eram escravos dos egipcios. Moises foi quem liderou a saida dos hebreus do Egito para a Terra Prometida.
Esse povo ficou 40 anos viajando pelo deserto e nos judeus, para nos lembrarmos de todo o sofrimento que houve naquela epoca, temos algumas tradicoes, como a eliminacao de todos os alimentos que tenham fermento. Nessa epoca nos deixamos de comer esses alimentos porque os hebreus nao tiveram acesso a eles durante a sua permanencia no deserto e tambem nao tiveram tempo de deixar o pao crescer antes da sua fuga. Entao, na Pascoa, nos comemos a matzah (que e um pao sem fermento...a grosso modo).
Eu realmente nao sou nenhuma expert no assunto, desculpem a falta de detalhes e a superficialidade das explicacoes.
Como estao as coisas na nossa terrinha? (nao, nao e Israel, mas sim o Brasil).
beijocas

2 comentários:

Anônimo disse...

Pamo,

td. bem? Que pergunta, né?!?!

Eu sei que combinamos que não poderímos ficar falando estou com saudade, estou com saudade, pois é egoísmo e como nós não somos pessoas egoístas, não poderíamos ficar falando, mas abrindo uma exceção: AMIGA, EU TÔ MORRENDO DE SAUDADE.

Poxa! Eu passei a páscoa com sua família e amigos, foi tão legal, vc. fez tanta falta. Eu fiquei olhando por alguns minutos as fotos no seu quarto e senti o coração pequenininho por vc. não estar aqui para eu lhe dar um abraço bem apertado.

Bem!Pensarei que se Deus quiser (e ele quer) logo, logo, irei vê-la.

Deixa eu ir trabalhar, se não. . . não terei dindin para visitá-la. Hahahaha. . .

Tenham uma excelente semana.

Manda bjo para as amigas que estão fazendo parte desse momento de sua vida.

TE AMO !

Sua irmãzinha

ALÊ

. disse...

Não é expert? Pazinha tbem é cultura! Tá escrevendo um monte, heim??? Tô gostando de ver: Pazinha multitasking: fala francês, português, inglês, fotografa, muda de apê, escreve no blog, fotoblog......uma fofa, mesmo!!! Beijos