15.8.08

"Não me chame de branco"

O título desse post é literalmente o oposto do título de um texto de um querido amigo que mora em Israel.

No post dele ele fala sobre o preconceito em Israel, de que forma ele aparece nesse país tão pequeno, mas cheio de contradições.

Faz três anos que eu me mudei para o Canadá e esse país não deixa de ter seus próprios preconceitos e problemas. Você deve estar se perguntando como que um país com tantos imigrantes e tanta diversidade pode ser preconceituoso. Pois é, eles existe e aparece das maneiras mais diversas e nos momentos mais supreendentes.

Um dos assuntos mais discutidos aqui no Canadá é o desejo separatista de Quebec, por muitos anos os franceses têm tentado tornar a província de Quebec em um país. Eles já chegaram perto de conseguir algumas vezes, mas nunca obtiveram sucesso.

Por esse motivo, os canadenses ingleses e os canadenses franceses não se bicam muito. Existe uma rivalidade enorme entre eles (os franceses detestam os ingleses e os ingleses não gostam da arrogância francesa). Isso tudo resulta em muito preconceito e discussões acaloradas. Se vocês quiserem ver um pouco dessa rivalidade, assistam a um filme canadense chamado Bon Cop, Bad Cop.

Como se esse problemão já não bastasse os imigrantes olham torto para as pessoas que eles chamam de "white". D´s te livre ser chamado de " white" ou "pure cake" (que é aquele canadense cuja família já está no Canadá há MUUUUUITAS gerações). Segundo meu namorado (canadense há 1 geração, os pais dele são portugueses) "white" é aquele canadense que tem medo de tocar nos filhos (vai saber se é apropriado, então é melhor evitar), vai a casamentos que terminam às 10 da noite, assim que a temperatura sobe para 10 graus ele usa shorts com um sweater, nao bate nos seus filhos por medo de ser denunciado à polícia, well, you get the picture...são as pessoas completamente assimiladas.

Os canadenses em contrapartida, usam a expressão "fresh out of the boat", que é o oposto de um "cake", são os imigrantes recém-chegados ao Canadá, são as pessoas que mal falam Inglês, que batem nos seus filhos em público e não entendem os olhares aturdidos das pessoas na rua, ou seja, ainda agem como se estivessem em seu país de origem. Descrever alguém assim não é um "compliment", podem acreditar.

Várias vezes já passei por situações em que as pessoas descreviam alguém como "branco" e eu protestei dizendo que também sou branca (não é difícil perceber, meu pai me chama de "branca escritório") e a resposta que eu recebi (estarrecida) foi "No way, you´re South American". Eu dou risada e só para irritar digo que existem South Americans de todas as cores e formas...

O Canadá tem uma província chamada "Newfoundland" que fica no Leste do país e cuja principal fonte de renda é a pescaria. Sua população é formada por pescadores simples que usam um dialeto popularmente conhecido como "newfie". É um ingês com um sotaque fortíssimo que mal se entende (assista a esse comercial do Nissan X-Trail para ver o sotaque). Os newfies são os portugueses dos canadenses, existem inúmeras piadas sobre eles, o típico estereótipo de um "newfie" é um homem branquelo, barbudo, que bebe MUITO, lento e abobalhado.

Como vocês podem ver, o que não falta aqui é preconceito e estereótipos, mas tudo sempre por baixo do pano porque na superfície o canadense é sempre politicamente correto.

Um comentário:

Anônimo disse...

Saudades de ti!!!!!!!

Lindas as fotos de Punta Cana!

Bises en la tête! ;)