15.11.05

17:45 de terca-feira

Faz tempo, talvez tempo demais, mas quem sabe ainda de para retomar os meus textos e comecar a escrever de novo?
Tenho escrito so em ingles, acreditem, nao e nada parecido com o portugues. A pontuacao e totalmente diferente e a minha frustracao diaria vem do fato de eu ainda nao ter um vocabulario mais desenvolvido para que consiga expressar tudo aquilo que eu quero.
A professora nao facilita nada, sempre digo a ela que estou aqui ha 7 meses e os 5 primeiros meses foram passados entre portugues e frances, ela normalmente da de ombros e segue corrigindo meus textos rigorosamente, como se o que digo a ela entrasse por uma orelha e saisse pela outra, sem sequer deixar rastro no cerebro dela.
Saudades imensas de escrever utilizando pontuacao, sempre fico me perguntando se vai chegar um momento que o meu cerebro nao vai me avisar mais, toda vez que eu digitar num teclado norte-americano, que em determinadas palavras eu nao acrescentei o "chapeuzinho", uma "crase", um "acento agudo" e etc...
Existem momentos que eu nao lembro mais de como dizer certas coisas em portugues, me pego falando com os meus amigos brasileiros, muitas vezes, em ingles. Nao tem a menor graca.
Perde todo o charme de nos vermos sendo encarados no meio da rua, pois as pessoas aqui sempre querem tentar decifrar a lingua que estamos falando. Mais engracado ainda e sabermos que eles nunca saberao a resposta.
Segundo os meus amigos aqui, eu canto. Nao estou falando de karaoke ou do chuveiro, mas da maneira como a nossa lingua soa para eles. Ja me disseram muitas vezes ( a vontade era dizer: over and over again) que o portugues e uma lingua linda, que nos brasileiros cantarolamos ao falar.
Nossas palavras soam como musica para o ouvido dos outros.

2 comentários:

Anônimo disse...

Pa,
é totalmente verdade isso de nos brasileiros falarmos cantando....na frança ouvia isso todo o dia!!!!!!!!
bjssss enormes

Nalu disse...

baby, não fique triste por estar aprendendo. É normal mesmo a gente adotar a lingua depois de ficar tanto tempo. Fale em inglês, francês, mesmo. O tempo que você vai passar falando português quando vc voltar vai ser muito maior do que o tempo que vc vai ficar aí. Portanto, aproveite! bejos