15.8.06

A CURA DE SCHOPENHAUER

Essa semana eu recebi um presente da minha mae, cada vez que alguem vem pra ca ela sempre da um jeito de me mandar um livro. E tao bom ter a chance de ler esses livros, ela sabe bem o que eu vou gostar de ler.
A minha ultima aquisicao, digo, o meu ultimo presente foi esse livro. Eu gostei tanto que terminei de le-lo em um dia.

Eu simplesmente devorei pagina por pagina, salivei assim que o vi e depois o saboreei devagarinho.
Fiz questao de ler duas vezes as partes que achei mais interessantes e mais complicadas tambem.

Eu li alguns anos atras "Quando Nietzsche Chorou", esse livro e do mesmo autor, Irvin D. Yalom. Adorei ambos os livros, se voces estiverem buscando por entretenimento certo e tambem um maior conhecimento de psicologia e filosofia, nao deixem de le-los.

Voltando para A Cura de Schopenhauer, acho interessante comentar que o autor conta atraves de uma historia de ficcao quem era esse filosofo e em que ele acreditava.

O personagem principal do livro, Julius, um psiquiatra, descobre aos 65 anos que esta com cancer e que tem pouco mais que 1 ano de vida. Com a morte proxima ele reve a sua vida e resolve remexer no seu passado e procura antigos pacientes que nao pode ajudar, seus antigos fracassos.

Depara-se entao com Philip, um paciente que 20 anos antes era viciado em sexo. Quando esses dois homens se reencontram uma serie de perguntas sao respondidas e muitas outras vao surgindo ao longo do livro.

A terapia em grupo e abordada e mostrada nesse livro. O leitor parece ficar intimo de cada personagem descrito, parece que estamos sentados no consultorio de Julius presenciando a enxurrada de confrontos e conclusoes que sao tiradas cada vez que todos se reunem.

Bom, espero que eu tenha despertado a curiosidade de voces. Boa leitura, divirtam-se!

Beijos,

Pa




Um comentário:

Anônimo disse...

pa!
eu ja li!
é muito bom...esse autor tem uma cabeça fantasica!!!!!
enjoy!