24.6.06

Paola diretamente da Polonia

Bom, aqui estou em Cracovia, na Polonia.

Vim sozinha de Toronto e encontrei meus pais no aeroporto da cidade, foi uma viagem cansativa (7 horas e meia de Toronto ate Viena, 4 horas esperando a minha conexao para a Cracovia, mais uma hora de voo ate aqui e ainda mais 2 horas sentada no aeroporto de Cracovia esperando o voo dos meus pais chegarem).
Passeamos na primeira noite numa pracinha perto do nosso hotel, que fica no centro da cidade.

Cracovia e uma cidade de mais ou menos 800.000 habitantes e tem muita gente jovem uma vez que muitas universidades ficam situadas aqui. A Polonia e um pais catolico e o numero de igrejas e imenso.

Durante a segunda guerra mundial a Polonia possuia quase 3 milhoes e meio de judeus e hoje so sobraram 5000 aqui.

Um dos campos de concentracao mais famosos fica aqui na Polonia, perto de Cracovia, chama-se Aushwitz.

Nesse campo de exterminio 1 milhao e meio de pessoas foram mortas, sendo que 300.000 eram criancas.

Hoje nos contratamos um guia e fomos ver esse campo de concentracao. Foi uma visita dificil e pesada, as minhas raizes judaicas sao fortes e eu me senti horrivel pisando num lugar que trouxe tanta dor e sofrimento ao meu povo.

Apesar de um programa dificil como esse, nos gostamos muito da regiao e depois, fomos visitar um gueto judaico que hoje foi integrado a Cracovia. Tambem nao pudemos deixar de ver a fabrica do Schindler, que fica exatamente dentro desse gueto.

Esses guetos foram uma maneira que os alemaes encontraram de excluir os judeus do convivio geral da cidade, ficou mais facil, assim, de manda-los para os campos de concentracao.

Bom, tirei muitas fotos aqui, mas so poderei coloca-las no blog quando tiver um computador melhor "available",ok?
beijos a todos,
Pa

Nenhum comentário: