24.10.06

Tem um encontro na sexta? A Google sabe!

Esse e o titulo de um artigo que eu li no site de uma revista canadense chamada Macleans.

Eu fiquei literalmente estarrecida com o que esse artigo contava e fui tirar a prova.
Mas comecemos do inicio, para que eu nao de um no na cabeca de voces.

O gmail, da google, lancado 2 anos atras veio como um balsamo para a vida daquelas pessoas que adoram mandar e-mails pesados e nao conseguiam por falta de espaco que os hotmails da vida nao davam.

Esse novo instrumento, que foi oferecido ao publico de graca, se expandiu rapidamente e hoje, muitos de nos usufrui dele sem sequer sonhar com o que e feito com as nossas informacoes pessoais.

Cada vez que voce manda ou recebe e-mail, no lado direito da tela aparece uma serie de anuncios relacionados ao assunto falado na sua mensagem recebida ou mandada.

A autora do artigo disse que essa ferramenta que escaneia a mensagem e encontra as palavras-chaves, e desenvolvida o suficiente para entender o contexto usado por essas palavras.

Ela conta que escreveu um e-mail sobre uma mulher gravida que tinha um marido que estava tendo um caso e assim que o e-mail foi mandado apareceram anuncios que falavam nao de bebes ou de livros sobre como criar seus filhos, mas sim anuncios que ofereciam servicos de detetives particulares e de aconselhamento de casais.

A ferramenta entendeu que nesse caso o foco nao era o bebe por vir e associou as palavras "gravida" e "caso".

O hotmail e a yahoo tambem tentam customizar os anuncios, mas fazem isso de maneira diferente. O primeiro faz isso atraves das informacoes dadas pelo usuario assim que ele se registra e o yahoo vai atras do que os usuarios procuram pelo site de busca.

O que e assustador e a contextualizacao existente na ferramenta usada pela google, eles tentam entender o que voce esta escrevendo e baseado nessas informacoes os anuncios sao mostrados.

Existem muitas pessoas preocupadas com essa invasao de privacidade e esforcos estao sendo feitos para que a google mude essa politica e respeite seus usuarios. A propria autora diz que as cartas mandadas pelo correio nao chegam ao seu destino abertas ou violadas e que o mesmo nao pode ser feito com os e-mails pessoais das pessoas.

Depois de ler esse artigo fui tirar a prova e checar se os anuncios realmente sao relacionados ao e-mail escrito. Bom, como voces imaginam, cheguei a mesma conclusao que a autora do artigo.

Agora, antes de sair por ai mandando informacoes importantes via e-mail, como contas de banco, informacoes super ultra pessoais, pense direitinho.

Vai saber o que sera feito com aquele seu e-mail "inocente".

Ah, ai vai o link do artigo em ingles, ele contem muitos mais detalhes, se voce se interessou pelo assunto, vale a pena le-lo.

http://www.macleans.ca/culture/culture/article.jsp?content=20060828_132299_132299

Um comentário:

Anônimo disse...

Eii passando pra conhecer seu blog, e me encantei, estou fuçando todo por aqui.(rs)
Deve ser muito diferente morar em um país tão longe de nossa terrinha , costumes tudo diferente ne, tenho muita curiosidade.
Ofereço a vc o award Blog perola da net do lua em poemas com muito carinho e convido a participar de meus destaques.
Ops.. vc que esta tão longe de nosso pais venha matar as saudades com o meu trem mineiro uai sô...
Bjs e um ótimo final de semana.