25.3.09

"Depois daquela viagem"


Hoje lembrei de repente de um livro que mudou minha vida. Aos 16 anos viajei pra Israel com um turma de jovens da comunidade judaica e durante a viagem uma das meninas levou um livro chamado "Depois daquela viagem" da Valeria Piassa Polizzi.

Muitas de nos queriam ler o livro entao combinamos que cada uma leria 20 paginas e depois passaria adiante pras outras tambem terem a chance de ler o livro. Era um sacrificio me ater so as 20 paginas, eu devorava o livro e vivia agoniada querendo saber o que viria a seguir.

Me lembro nitidamente de ler o livro nos onibus em que viajavamos e de ficar sentada num canto concentrada enquanto todo mundo gritava, dava risada e cantava. Eu nem tomava conhecimento porque nao precisava fazer o tempo passar, o livro era magico, fazia o tempo voar e eu viajar sem sair do lugar.

A historia e linda e emocionante e por ser verdadeira e ter como personagem principal uma menina que tinha a minha idade na epoca acabou por me tocar fundo.

A Valeria, personagem principal, contraiu o virus HIV do namorado muito jovem e conta nesse livro como foi a descoberta da doenca e como foi que aprendeu a viver com ela num mundo que ainda nao estava familiarizado com a AIDS e o HIV.

Eu sempre quis morar fora, sair do Brasil e conhecer novas culturas e foi nessa viagem que eu decidi que iria em frente e faria de tudo pra alcancar meus sonhos. Eu me lembro tao bem na hora que as coisas se encaixaram na minha cabeca e eu entendi que precisava lutar por aquilo que eu queria. E foi assim mesmo.

Voltei ao Brasil dessa viagem em Janeiro e em Agosto ja estava no aviao ao caminhos de Boise, Idaho para morar e estudar nos EUA por 1 ano.

Existem marcos na vida de todas as pessoas, aqueles momentos que mudam a gente. Esse livro foi com certeza um marco na minha vida.

Nenhum comentário: