4.3.06

"Solidao que nada"

Hoje eu passei o dia inteirinho sozinha. Eu, meu apartamento grande e vazio, minha televisao e meu computador. Comecei a pensar entao na solidao e me veio a cabeca Platao.

Dentre todas as coisas que eu poderia pensar, porque diabos foi logo ele?
Pois e, nao faco ideia.

Fiquei me perguntando se estou acorrentada dentro de uma caverna, voltada para uma parede e vendo somente sombras.

E se alguem vier me contar as coisas que viu fora da caverna, sera que eu acredito, ou sera que me misturo aos mediocres que riem daqueles que estiveram la fora e viram, com a ajuda, do sol, as reais imagens das coisas?

Porque temos tanto medo de ficarmos sozinhos? O ser humano tem tanto receio da solidao, sempre arruma alguma coisa para fazer. Entra no computador, navega na internet, liga a televisao, liga para os amigos, faz alguma coisa para comer...sera medo de se descobrir, de ver o seu verdadeiro "eu" e nao gostar?

Como e que eu encontro a saida da caverna? Schopenhauer diz que "cada um so pode ser ele mesmo, inteiramente, apenas pelo tempo que estiver sozinho. Quem, portanto, não ama a solidão, também não ama a liberdade: apenas quando se está só é que se está livre."

Sozinha, entao, posso achar o caminho? A liberdade que a solidao me traz me ajudara a descobrir o real significado das coisas? Sera que essa liberdade me libertara das correntes e me ajudara a sentir o sol batendo no meu rosto e a encarar as verdades que eu ignoro?

Pelo jeito preciso de muitos dias sozinha para chegar a alguma conclusao.

4 comentários:

Anônimo disse...

Realmente, às vezes é necessário ficar alone por um tempo...mas não sempre! Saudade absurda! Beijos

. disse...

Muita coisa cabeça para um momento de silêncio e solidão. À procura de si mesma? Não é necessário recorrer a Platão e nem a Schopenhauer ou qualquer outra pessoa que sirva de referência. Citar os outros não deixa as pessoas saberem quem somos e o que pensamos. Tenho certeza de que seu coração fala com muito mais propriedade que correntes de filosofia. Escute-o mais vezes. Beijos, linda.

Paola Chusyd disse...

ah, eu tava de saco cheio da solidao e quando parei pra pensar no assunto me toquei que parecemos detestar os momentos de silencio. Eles parecem nos incomodar.

E eu adoro o mito da caverna, sempre me senti mais uma pessoa imersa nas sombras, sem conseguir reconhecer e entender aqueles que viram o que existe la fora.

Paola Chusyd disse...

ah, eu tava de saco cheio da solidao e quando parei pra pensar no assunto me toquei que parecemos detestar os momentos de silencio. Eles parecem nos incomodar.

E eu adoro o mito da caverna, sempre me senti mais uma pessoa imersa nas sombras, sem conseguir reconhecer e entender aqueles que viram o que existe la fora.