15.8.08

"Não me chame de branco"

O título desse post é literalmente o oposto do título de um texto de um querido amigo que mora em Israel.

No post dele ele fala sobre o preconceito em Israel, de que forma ele aparece nesse país tão pequeno, mas cheio de contradições.

Faz três anos que eu me mudei para o Canadá e esse país não deixa de ter seus próprios preconceitos e problemas. Você deve estar se perguntando como que um país com tantos imigrantes e tanta diversidade pode ser preconceituoso. Pois é, eles existe e aparece das maneiras mais diversas e nos momentos mais supreendentes.

Um dos assuntos mais discutidos aqui no Canadá é o desejo separatista de Quebec, por muitos anos os franceses têm tentado tornar a província de Quebec em um país. Eles já chegaram perto de conseguir algumas vezes, mas nunca obtiveram sucesso.

Por esse motivo, os canadenses ingleses e os canadenses franceses não se bicam muito. Existe uma rivalidade enorme entre eles (os franceses detestam os ingleses e os ingleses não gostam da arrogância francesa). Isso tudo resulta em muito preconceito e discussões acaloradas. Se vocês quiserem ver um pouco dessa rivalidade, assistam a um filme canadense chamado Bon Cop, Bad Cop.

Como se esse problemão já não bastasse os imigrantes olham torto para as pessoas que eles chamam de "white". D´s te livre ser chamado de " white" ou "pure cake" (que é aquele canadense cuja família já está no Canadá há MUUUUUITAS gerações). Segundo meu namorado (canadense há 1 geração, os pais dele são portugueses) "white" é aquele canadense que tem medo de tocar nos filhos (vai saber se é apropriado, então é melhor evitar), vai a casamentos que terminam às 10 da noite, assim que a temperatura sobe para 10 graus ele usa shorts com um sweater, nao bate nos seus filhos por medo de ser denunciado à polícia, well, you get the picture...são as pessoas completamente assimiladas.

Os canadenses em contrapartida, usam a expressão "fresh out of the boat", que é o oposto de um "cake", são os imigrantes recém-chegados ao Canadá, são as pessoas que mal falam Inglês, que batem nos seus filhos em público e não entendem os olhares aturdidos das pessoas na rua, ou seja, ainda agem como se estivessem em seu país de origem. Descrever alguém assim não é um "compliment", podem acreditar.

Várias vezes já passei por situações em que as pessoas descreviam alguém como "branco" e eu protestei dizendo que também sou branca (não é difícil perceber, meu pai me chama de "branca escritório") e a resposta que eu recebi (estarrecida) foi "No way, you´re South American". Eu dou risada e só para irritar digo que existem South Americans de todas as cores e formas...

O Canadá tem uma província chamada "Newfoundland" que fica no Leste do país e cuja principal fonte de renda é a pescaria. Sua população é formada por pescadores simples que usam um dialeto popularmente conhecido como "newfie". É um ingês com um sotaque fortíssimo que mal se entende (assista a esse comercial do Nissan X-Trail para ver o sotaque). Os newfies são os portugueses dos canadenses, existem inúmeras piadas sobre eles, o típico estereótipo de um "newfie" é um homem branquelo, barbudo, que bebe MUITO, lento e abobalhado.

Como vocês podem ver, o que não falta aqui é preconceito e estereótipos, mas tudo sempre por baixo do pano porque na superfície o canadense é sempre politicamente correto.

13.8.08

Punta Cana Pics


























Bom, finalmente tive um tempinho pra baixar as fotos da minha camara pro meu computador.

Vejam so que ferias "mais ou menos" que eu tive.

10.8.08

5 anos depois

Ontem, Sabado, dia 9 de Agosto fez 5 anos que a minha vida mudou completamente. Foi exatamente num sabado, um dia antes do dia dos pais e do aniversario da minha irma que a bolha cor de rosa que me envolvia se rompeu e eu passei a ver as cores verdadeiras do universo ao meu redor. Como toda mudanca, houve muita dor, mas eu cresci e me transformei numa outra pessoa, gosto de acreditar que me transformei numa pessoa melhor.

Todo dia 9 de Agosto me lembro do dia "D" da minha vida, esse ano refleti ainda mais e fiz uma prece agradecendo todas as coisas e pessoas que conquistei desde esse evento.

Boa semana pra voces.

9.8.08

"Comer, rezar e amar"



Como prometido, vim falar sobre esse livro que peguei emprestado da Flávia algumas semanas atrás. Ela me fez prometer que só iria lê-lo quando estivesse na República Dominicana.

Esse livro veio parar nas minhas mãos na hora perfeita. Eu saí de férias sozinha a procura de mar, solitude, relaxamento, sol, pina coladas e respostas.

A autora desse livro foi muito mais hard core que eu e viajou para lugares mais exóticos e conviveu com pessoas muito mais sábias do que eu, mas adorei acompanhar cada minuto da trajetória dela.

O livro é dividido em três partes, ela vai para a Itália, Índia e Indonésia e nesses lugares ela descobre o prazer, a religião e o amor. As pessoas que ela vai conhecendo vão mostrando a ela como existem diferentes maneiras de ser feliz e de ver o mundo.

Elizabeth Gilbert escreve com ternura, com delicadeza. A brisa do mar do Caribe só enalteceu ainda mais a minha experiência.

Em um dos meus telefonemas com a minha mãe enquanto eu estava em Punta Cana ela me disse que havia comprado alguns livros novos para mim. Dos 5 que ela citou 3 eu já havia lido e entre eles estava esse livro da Elizabeth Gilbert.

Imagino então que esse livro também seja um sucesso aí no Brasil. Se você estiver a procura de um novo livro para uma leitura gostosa, give this book a try!

4.8.08

Punta Cana - Leitura diaria

Flavinha, juv!!!! To amando o livro que voce me emprestou e segui a sua ordem/dica de so comecar a le-lo quando estivesse viajando!
Sento na praia e passo o dia lendo (entre um mergulho e outro ou uma pina colada e outra).
Thanks for making my trip even better!

Pra quem nao sabe, estou lendo agora "Eat, Pray, Love" da Elizabeth Gilbert e estou adorando. Assim que eu terminar deixo um post com mais detalhes desse livro.
Ja pensei em algumas pessoas que PRECISAM le-lo tambem (fiquem tranquilas, voces serao devidamente avisadas!).

sunburned beijos to all of you!

Playa Sanoa


Alem de eu embarcar sozinha pra Punta Cana (o pessoal aqui me achou muito corajosa, ja eu me achei merecedora de umas ferias mesmo) tambem fui passear pela Republica Dominicana.

Essa foto acima foi tirada em um dos meu momentos de puro deleite e prazer na praia chamada Sanoa. Eu rezei baixinho a caminho de la, agradecendo aos ceus por tanta beleza.

Veja por si mesmo(a) e me diga se voce discorda. Como diria a Flavia, fotos de image bank.

1.8.08

Pre Punta Cana Update

Pois eh, eu resolvi entrar rapidinho na internet pra dar um update do que ta rolando...hoje meu voo saia daqui de Toronto com destino a Punta Cana, na Republica Dominicana as 4 PM. Como eu sou uma tipica virginiana, arrumei tudo com antecedencia, sai de casa hiper cedo pra nao me estressar.
Cheguei no aeroporto, fiz check in e fui almocar, afinal de contas, eu tinha ainda 3 horas ate a hora do meu voo (eu sei, eu sei, eu sou neurotica).

Logo que eu cheguei no portao de embarque vi que o meu voo estava atrasado 2 horas, ja comecei a me estressar, mas respirei fundo e disse a mim mesma que era so um atraso e que nao valia a pena ficar nervosa por causa disso.

Nao demorou muito e o numero mudou, olhei de novo e vi que estava escrito que o voo sairia as 7. Achei estranho e resolvi ligar pro customer service da companhia aerea (nao tinha NINGUEM no balcao do portao de embarque). Assim que falei com um atendente fui informada que meu voo so sairia as 7 horas da manha do dia seguinte.

Meu sangue subiu e eu nao aguentei! Disse que achava um absurdo ninguem informar aos passageiros sentados ali que o voo havia sido adiado ate o dia seguinte e mandei a mulher mandar alguem na hora vir ate ali e avisar a todos. Ela disse que eu devia sair dali e ir ate o check in que la eu seria ajudada.

Doce ilusao. Assim que eu cheguei no check in fui informada que devia ir ao portao de embarque que la eu seria ajudada. RODEI A BAIANA. Onde ja se viu ficar mandando passageiro pra la e pra ca? So sei que depois de desopilar o figado a mulher resolveu me dar hotel para eu passar a noite, jantar e $10.00 pra eu gastar no aeroporto.

Entao, estou eu aqui sentada no lobby do Sheraton esperando o Brian vir me encontrar, porque nada melhor que passar a noite num hotel de luxo depois de uma semana "daquelas".